quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

As Cores da Fome

Existem diversos estudos na área da psicologia sobre o efeito das cores na nossa percepção. Tais experiências são amplamente utilizadas em layouts, logotipos e marketing de empresas.

***

Uma combinação interessante foi explorada desde os primórdios pela rede McDonald's. Trata-se do uso das cores vermelho e amarelo. Partindo de uma análise simplificada, nós temos o vermelho como um estimulante da fome para o cérebro. O amarelo, por sua vez, gera ansiedade na pessoa fazendo com que o estímulo da fome seja reforçado.

***

Outro fator que favoreceu o uso dessas cores é que o logotipo "M" do McDonald's serviu para atrair o público infantil. Essa letra é sempre escrita na cor amarela, nas crianças isso cria um sentimento de alegria que a marca quer passar, afinal, o tom do amarelo é vibrante e lembra a  felicidade.

***

O fórmula da marca foi um sucesso que acabou criando o estilo fast-food de marketing. Algumas empresas utilizaram o laranja em lugar do amarelo. Essa mudança não afetou a proposta original, afinal, a nova cor também remete para sentimentos de felicidade e vibração. Sua criação provém da fusão do vermelho com o amarelo o que gera também o estímulo da fome.

Exemplos:















Fontes de pesquisa:

http://www.grito.com.br/artigos/fabricio002.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor

http://www.designontherocks.com.br/?p=7944


Um comentário:

  1. fazem alguns meses que eu não vou na outback... outro lugar de porto alegre onde eu gosto de ir comer é na cachaçaria água doce...

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião ;)