quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
JonasRS Vlog #01
Até que enfim a OI voltou com o Blogspot, mais de uma semana sem ele@
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Mensagem para o Verdadeiro Natal
Que o verdadeiro espírito do Natal seja alcançado por todos. Deixemos de lado o consumismo egocêntrico da modernidade, e vamos buscar a essência da festa: a mudança de espírito. Não vamos aceitar que a sua tradição seja prejudicada, tornando-se em apenas um feriado qualquer.
Tal época do ano é o início da busca de uma vida harmoniosa com todos. Por exemplo: você sabe o que significa a estrela natalina? Ela representa todas as pessoas da Terra unindo-se por um mundo melhor sem desigualdades (as quatro pontas da estrelinha nos trazem a referência de norte, sul, leste e oeste). Tal união é simplesmente explicada por essa bela passagem:
"Eu lhes dou um novo mandamento:
Amem uns aos outros, assim como eu os amei."
(Jo,13,34)
Que essa reflexão nos guie por essa bela vida que temos o prazer de desfrutar.
Um feliz Natal para todos!
Um pouco de humor:
Conforme botei no Twitter, a noite de natal resume-se assim:
Você espera a noite inteira para comer seu chester que vem com o termômetro que ninguém segue. Após, estouram e bebem a sidra de maçã. Começam a abrir presentes que você vai destrocar no próximo dia útil. Tudo isso com a tv ligada, sem volume, apresentando o Papa e sua Missa do Galo na Globo.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Elogio Para o Sevidor Merecido
Há semanas atrás eu fui no museu da UFRGS em busca de informações sobre a Faculdade de Medicina. Lá fui orientado para mandar um e-mail solicitando o material. Com a mensagem enviada, recebi a resposta de que eu deveria fazer a pesquisa diretamente no acervo deles. Já que não tinha tempo, acabei largando de mão essa tarefa.
***
Mas hoje fui surpreendido com outro e-mail deles. Nele a funcionária Berenice Rolim me diz que fez uma busca nos arquivos e encontrou o material. Fiquei muito contente e surpreso com o retorno. Sempre critico diversos órgãos públicos pela falta de compromisso, mas essa equipe do Museu da UFRGS é o contrário. Parabéns para eles pelo bom serviço prestado para a sociedade.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
O Problema dos Celulares
Há tempos reclamo dos celulares com alto-falantes. Na verdade, estou sendo preconceituoso, pois, os culpados não são os aparelhos, mas sim, seus donos. Todo o dia tem alguma pessoa que, porcamente, escuta as malditas musiquinhas com volume alto em diversos lugares.
***
Queria muito saber a explicação antropológica para uma pessoa ficar ouvindo funk carioca e derivados em ônibus. Não tem nada mais medíocre do que essas poesias pobres que versam sobre a intolerância. Será que a escolha do estilo reside no fato de reunir e encorajar os bondes? Posso realmente estar falando uma grande besteira mesmo, porém, não entendo esse lugar comum que todo o brasileiro goste das mesmas músicas.
***
Alguns escutam rádios de "black music" e funk, e como é sabido, diversos modelos exigem que você ligue o fone de ouvido para que o celular sintonize a estação. Mesmo usando o acessório, a pessoa sozinha exige que o som saia pelo bendito alto-falante. E o pior é quando ainda cantam junto aquelas sonorizações horríveis feitas através de MP's-X comprados no camelódromo.
***
Eu nunca vi esse pessoal ouvindo jogo de futebol. Chegamos aqui no maior paradoxo! As malditas músicas tem que ser ouvidas por todos, mas quando existem partidas, o pessoal usa fones de ouvidos. Acho que essa é nossa penitência, então, vou um dia ouvir Carcass no ônibus.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
A Formatura
Muito especial foi o evento que ontem presenciei. O ritual simbólico de receber o canudo de formação é uma experiência e tanto. Para quem acompanhou teu esforço durante o ano todo isso torna-se muito emocionante. Tantas dificuldades somadas durante toda uma caminhada e eu sempre estive perto para te abraçar e ajudar, pois, confesso que sou teu adorador.
***
Sendo um fã incondicional de sua magnificiência, estava preocupado, queria que tudo saísse certo na hora. Aposto que até estava mais nervoso que Você. Lembrava que querias tirar a parte de trás do vestido que bloqueava seus ombros deixando-os quase imóveis. Aquelas sandálias que aumentavam tua altura deixavam-me aflito com relação a algum tropeço. Mas tudo foi elegantemente perfeito.
***
Quando Tu fostes para o palco eu fiquei eufórico e orgulhoso, fiz questão de te aplaudir de pé e berrar. É o mínimo que poderia fazer para a tua primeira vitória. Tal conquista é apenas a primeira de tantas outras que no futuro eu maravilhado continuarei a aplaudir de pé.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Minhas Jornadas em 2008/2009
Fui da primeira turma do Curso Técnico em Administração da Escola Estadual Professor Elmano Lauffer Leal. Olhando no mapa abaixo se tem a impressão de ser perto, mas nada disso. Era obrigatório o uso de 2 ônibus, tais veículos deveriam ir pela Benjamin Constant, o que deixava as opções muito reduzidas (lembrando que a maioria deles vai pela Assis Brasil até os arredores do Sarandi).
***
domingo, 13 de dezembro de 2009
Despedida e Retorno
***
Depois de tantos anos acabei retornando em um jogo "light": a despedida do Danrlei. Que fato magnífico, simplesmente todos os jogadores de 1995 contra um time de ex-gremistas com amigos do consagado goleiro. Berrar o nome de Dinho, Jardel, Paulo Nunes, Arce e tantos outros foi um verdadeiro orgulho. Poder ver o futebol de Souza e Douglas Costa foi interessante, afinal, é outra coisa você ficar criticando eles pela televisão. Enlouqueci com a entrada do Victor em campo, considero ele o melhor jogador desses últimos anos no time. Também muito legal foi ele aplaudindo o Danrlei quando o mesmo dava lugar para o Murilo.
***
Danrlei & cia fizeram uma festa digna para a torcida que segue esse maravilhoso time. Houve diversos erros bizonhos que davam o ar de divertimento do jogo. Simplesmente um belo e emocionante evento para o meu reencontro com o Monumental.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Criativo Logotipo do Burger King
As Cores da Fome
Existem diversos estudos na área da psicologia sobre o efeito das cores na nossa percepção. Tais experiências são amplamente utilizadas em layouts, logotipos e marketing de empresas.
***
Uma combinação interessante foi explorada desde os primórdios pela rede McDonald's. Trata-se do uso das cores vermelho e amarelo. Partindo de uma análise simplificada, nós temos o vermelho como um estimulante da fome para o cérebro. O amarelo, por sua vez, gera ansiedade na pessoa fazendo com que o estímulo da fome seja reforçado.
***
Outro fator que favoreceu o uso dessas cores é que o logotipo "M" do McDonald's serviu para atrair o público infantil. Essa letra é sempre escrita na cor amarela, nas crianças isso cria um sentimento de alegria que a marca quer passar, afinal, o tom do amarelo é vibrante e lembra a felicidade.
***
O fórmula da marca foi um sucesso que acabou criando o estilo fast-food de marketing. Algumas empresas utilizaram o laranja em lugar do amarelo. Essa mudança não afetou a proposta original, afinal, a nova cor também remete para sentimentos de felicidade e vibração. Sua criação provém da fusão do vermelho com o amarelo o que gera também o estímulo da fome.
Exemplos:
http://www.grito.com.br/artigos/fabricio002.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor
http://www.designontherocks.com.br/?p=7944
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Tentando Recriar Foto
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Cenas Inacreditáveis
Ontem a final do Brasileirão foi o verdadeiro GRENAL do século. Por mais de uma hora o Grêmio assegurou o Inter como campeão brasileiro de 2009. Quem diria! Seria simplesmente o título mais bizarro de todos os tempos!
***
Quando viam-se cenas do Beira-Rio, apareciam torcedores tomados por uma euforia pecadora. O Gol do Grêmio foi amplamente louvado por um grupo de mais de 35 mil colorados. Uma imagem simplesmente inacreditável!
***
A torcida colorada estava muito mais ligada no jogo do Rio de Janeiro do que no do seu próprio time. Ouvidos atentos em radinhos de pilha tiravam todo o foco da partida do Beira-Rio. A massa colorada contorcia-se de terror com cada ataque do Flamengo. Quando havia uma jogada de perigo pairava no ar os passamentos: segura Grêmio, vamos Grêmio, vai Grêmio e etc...
***
Por outro lado, nós tricolores tivemos a árdua missão de secar misericórdiamente nosso próprio time. Eu nunca tinha passado por algo assim. Quando o jogo estava empatado eu berrava com os jogadores flamenguistas, foi bizarro. Mas no final, a vitória do Flamengo trouxe alívio aos gremistas.
***
No Beira-Rio o segundo gol foi fulminante. O Grêmio por tantos minutos deu aos colorados a utopia do título nacional. Incrível ver o Internacional lamentar pelo "desastre" tricolor. Ainda sobraram algumas forças de torcida para o rival, mas não funcionaram.
***
Com tudo isso, aconteceu no Rio Grande do Sul ontem uma grande blasfêmia para os amantes do futebol. Hoje filas de colorados e gremistas deveram pedir a confissão, afinal, diversos sacrilégios foram cometidos ontem...