terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Bieka: a irmã da Kapsa

Em uma das propagandas que a DFV me enviou existia uma imagem um tanto quanto estranha de 1964:


O estranho desta imagem é que o homem empunha a máquina de uma maneira diferente que deve ser feito com a Kapsa, já que ela tem os espelhos auxiliares, que para você possa visualizar, tem que colocar o corpo da câmera na altura da barriga. Só depois que me liguei que na verdade a figura está usando a Bieka, uma espécie de irmã pobre da Kapsa. Vejam o detalhe no final do texto: "Se prefere mais econômica - Bieka".

A Bieka tinha foco no infinito e o já costumeiro "modo b" e 1/100. Diferente da Kapsa, ela não tinha espelhos, apenas uma ocular na lateral de seu corpo para garantir a visualização da imagem. Tudo isto indica o fato dela ser "mais econômica". Não sei dizer a época em que começou a ser fabricada, mas tudo leva a crer que foi após o surgimento da Kapsa.

Fotografia retirada do anúncio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167924963-antiga-cmara-fotografica-bieka-ref2047-_JM

Um comentário:

  1. Jonas, já havia visto teu post do dia 31/12/2010, sobre a Kapsa com corpo cinza, quando navegava pela internet. Agora mostras a irmã dela, a Bieka.Fico imaginando daqui a alguns anos, num futuro longíquo, como serão mostradas nossas atuais máquinas de última geração.
    Continues nos mostrando que, apesar da evolução, ainda é possível encantarmo-nos com as coisas do passado.
    Parabéns! Teu blog é de leitura cativante, teus textos singelos, mas, por isso mesmo, excelente.

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião ;)