sábado, 8 de janeiro de 2011

O 404 em Nossas Vidas

Imagem retirada de: http://www.portalbarueri.com/wp-content/uploads/2010/09/lixo-eletronico-11.jpg

Eu sempre olho com amor e ódio a informática pelo simples motivo que ela é totalmente imprevisível em termos de problemas. Todos louvam como a tecnologia ajuda nossas vidas, mas eu já penso nela como uma simples meta para o consumismo. Pensemos nos casos dos antigos eletrodomésticos de 80 anos atrás, eles tinham o funcionamento simples e eram criados para durar décadas. Já os equipamentos atuais provindos das tecnologias digitais (computadores, videogames, automóveis, televisores e milhares de outros) nos apresentam experiências mais complexas só que ao mesmo tempo acontecem problemas quase de ordem metafísica em seus componentes ou softwares, sem contar que tudo se desatualiza fácil e acham uma maneira que o seu aparelho não funcione mais, obrigando-o a comprar uma versão atualizada. Sim isto tem nome: obsolescência programada.

Se temos produtos com tamanhas vantagens tecnológicas e de comunicação não devemos admitir o erro de funcionamento. Tais problemas nascem dentro dos proibitivos circuitos impressos que são uma espécie de "caixa preta" que muita vezes apresentam a característica de não terem arrumação. Pegando o caso do amado computador, quando temos um problema aleatório de software ou o caso de determinada aplicação não suportar um hardware, demonstra claramente a "mcdonização" que a informática nos impõe para que, como fantoches, consumirmos novas tranqueiras com a obsolescência programada. Ou então o fato quando uma falha é sanada apenas com a atualização do sistema via internet, deixando quem não tenha uma conexão de lado.

A era digital com seus produtos carregados pela obsolescência são um dos principais problemas para o meio ambiente, fazendo com que o consumidor em caso de avarias não reponha peças e descarte um equipamento por inteiro. Podem ver como diminuiu o número de assistências técnicas pelas cidades, como no caso da década de 90 em que choviam lojas especializadas na manutenção de eletrônicos. Sempre que meu computador ou celular tem problemas de funcionamento penso como tudo é propositalmente montado para me fazer consumir uma peça nova. Que mundo este, você compra algum produto já sabendo que no futuro ele será uma espécie de moribundo que não servirá para nada, mesmo com o proprietário tendo os maiores cuidados possíveis durante a sua vida útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião ;)