quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Pequena Raridade

Todo o bibliotecário gosta de fuçar em sebos para conseguir velhos e bons livros, mesmo sendo uma tarefa difícil para pessoas que tem rinite. Entretanto na nossa contemporaneidade o hábito foi substituído pelo acesso a sites que vendem e divulgam seus acervos em rápidas pesquisas onlines. Foi em um deles que encontrei um material que não estava na bibliografia oficial de Arnoldo Walter Doberstein (grande influência para minhas pesquisas sobre monumentos). Por uma baixa quantia comprei o desconhecido fascículo há meses atrás. Trata-se de uma espécie de folheto publicado antes do livro oficial dele, já nesta época fiquei achando que tratava-se de uma obra bem rara do autor.

Pulamos no tempo para o dia 17/08/2010 em que acontece o Fórum de Arte Funerária e Patrimônio de Porto Alegre, local este que contaria com a presença do professor Doberstein. No intervalo fui questioná-lo sobre o material e ele contou que meu livrinho tratava-se de um polígrafo que era utilizado em suas aulas há anos. A edição que tinha foi idéia de um empresário que acabou patrocinando a impressão no formato para ser usado em sala de aula. Com esta informação fiquei mais feliz ainda já que realmente é um item que muitos devem ter perdido com o tempo, mas o meu sobreviveu e está aqui em casa em bom estado de conservação. A única coisa que me arrependo é de não ter pedido uma dedicatória nesta minha pequena raridade.


Aqui está a capa do livreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião ;)