sexta-feira, 25 de março de 2011

Filmes que assisti em 2011: Amarcord (1973)

Mais um clássico do Fellini, nesta película podemos citar que representa um trecho biográfico do diretor, já que foca-se em sua cidade natal, Rimini, durante a época do Fascismo. A narrativa não apresenta um protagonista evidente, tudo circula nos habitantes da provinciana cidade, isso dá um toque bem especial para o filme, já que a sua dinâmica nos faz analisar o local como um todo.
Os habitantes de Rimini transbordam simplicidade e pequenas manias, tornando um filme bastante realista. Só que Fellini tem um toque genial em misturar a mais pura realidade com fragmentos fantasiosos (como no caso de Oito e Meio) e aqui a receita funciona principalmente por causa dos ótimos desvaneios das crianças. Em diversos trechos personagens interagem diretamente com o espectador, criando um efeito inusitado.
Amarcord é crítico e bonito, com fotografia interessante e uma estupenda trilha sonora. Acho que o único grande problema é que as falas são redubladas, bizarro demais em 1973 ainda não ter uma tecnologia decente na Itália para capturar o som, isto torna algumas atuações ruins pelo fato de uma dublagem mal feita de alguns personagens. Mas não tira o brilho dessa pérola, aliás, existem diversas cenas de um humor caricato que complementam toda a trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião ;)