sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Obra do Woody: Play It Again, Sam (1972)


*Assisti em janeiro o filme e só comento agora por ter assistido Casablanca ontem.

Woody Allen faz neste trabalho uma interessante homenagem ao clássico filme Casablanca. Além da óbvia cena transcrita no início da película, existem posters sobre a obra e o mais interessante de tudo: uma caracterização de Humfrey Bogart. Para quem não sabe, ele é Rick, o dono do bar em Casablanca, o ator já era falecido no ano de lançamento de "Play it Again, Sam", por isso foi interpretado por Jerry Lacy. Bogart é uma espécie de fantasma que dá dicas para Woody conquistar mulheres, Lacy faz uma interessante interpretação sobre o antigo astro do cinema.

Devo acrescentar que a tradução para português recebeu o terrível nome de "Sonhos de um Sedutor", tirando toda a graça do nome original que era uma referência a uma frase do filme clássico que nunca foi pronunciada na realidade. Para saber mais sobre essa história recomendo uma linda aqui: http://notasaocafe.wordpress.com/2007/01/08/play-it-again-sam/ . Se você assistir sem conhecer Casablanca ficará se perguntando quem seria o tal do Sam.

No mais o enredo já é aquele típico humor que ele vinha desenvolvendo nos outros filmes, entretanto neste podemos constatar o início do estilo clássico dele nos anos 70, onde concatracenava com seu affair da época: Diane Keaton. Esqueci de mencionar que o filme nasceu de uma peça de teatro de 1970 que Woody encenou na Broadway, virando a película dois anos depois. Para quem for assistir eu recomendo que pegue antes o Casablanca, assim, irão entender melhor as sutilezas e homenagens contidas em "Play it Again, Sam".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião ;)