sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Filmes que assisti em 2011: Casablanca (1942)

Assisti somente hoje este clássico absoluto do cinema. A história começou quando em janeiro, seguindo a filmografia do Woody Allen, vi "Play it Again, Sam" (que ainda não postei aqui no blog). O filme é uma homenagem pura ao clássico de 1942, onde a cena final de Casablanca é citada duas vezes. Depois disso me vi na obrigação de assistir ele para poder falar sobre o filme do Woody.

Casablanca é uma das mais belas histórias que o cinema já ambientou na Segunda Guerra, um triângulo amoroso rodeado pelas tensões de escapar de uma Europa tomada pelos nazistas. O diretor Michael Curtiz compôs com uma maestria única todo um ambiente onde refugiados de diversas partes do Velho Continente agrupavam-se na esperança de rumar à América. Em bares como o Ricky's (que seu dono é Rick Blaine, o protagonista do filme) militares e pessoas de diversos países vivem em um eterno clima de tensão e controle de quem pode ou não sair de Casablanca, a última fronteira pertencente à França fora das garras do Terceiro Reich.

A canção "As Time Goes By" é uma tônica eterna no longa, executada para relembrar o amor de Rick e Ilsa em uma Paris prestes a ser invadida pelas tropas de Hitler. O pianista Sam torna-se um dos personagens mais carismáticos da trama, já que é através da música que as pessoas frequentam o Ricky's se vem fora do caos que está dominando a Europa. Quando Woody Allen usou a suposta frase "play it again, Sam" para dar o título ao seu filme, relembrou uma das maiores curiosidades do cinema, já que a referida citação nunca aconteceu ao pé da letra em Casablanca. Nem vou comentar mais detalhes, apenas assistam o clássico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião ;)