sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Fim do Casseta e Planeta e o Humor Global


Fui supreendido, via Twitter, com a notícia pelo seguinte link: http://www.tvmagazine.com.br/blogs/post.asp?ID=8198 . Acho interessante analisar o caso já que foi um programa marcante na cultura brasileira.

O Casseta e Planeta surgiu com uma proposta altamente perigosa (para a Globo) de ironia com políticos e artistas em 1992. Deu muito certo, atingindo o público e durando todo esse tempo. Há anos não assistia o programa, entretanto, revi agora na época das eleições com as sátiras aos candidatos José Serra e Dilma Roussef. Fiquei abismado como, em pleno ano 2010, ainda existisse um humor de cunho crítico (mesmo sendo obviamente de direita).

Aponto o fim do programa como uma rendição ao conteúdo altamente retardado e tosco que milhares de programas "humorísticos" fazem diariamente. Este por sua vez é calcado em uma piada que funciona apenas com os esteriótipos da população e não apresentam nenhum fundo crítico. Casseta perdeu audiência pelo fato que o público gosta apenas das piadas prontas e simples jargões repetidos de maneira infinita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião ;)