sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Uma Tarde na Feira do Livro De Porto Alegre

Fui na feira na quarta-feira dia 13. Andei por toda ela e fiquei muito decepcionado. Os livros da cada estande se repetem de maneira vertiginosa. Faltam muitos títulos diferentes e raros esse ano.
Peguemos por exemplo a banca da Saraiva. A cultuada livraria de shopping trouxe um acervo ridiculamente comum. Lá estavam todos os livros da série Crepúsculo, Dan Brown (com direito ao The Lost Symbol em inglês), Harry Potter e outros já sucessos de venda. Sendo ela um dos lugares com acervo mais abrangente nos brinda apenas com essa mesmice.
Os balaios estão horríveis. Talvez no primeiro dia de feira alguns sortudos possam ter aproveitados títulos interessantes. Os livros dos saldos são obras que pouquíssimas pessoas iriam querer ter em suas prateleiras. Auto-ajuda de quinta categoria (se é possível que possa ir tão fundo), romances bregas, livros espíritas, Agatha Christie, coletâneas genéricas e pockets books de má qualidade (não me refiro aos da LPM Pocket).
Eu estava procurando dois livros: O Suplício do Papai Noel de Lévi-Strauss e O Hipnotizador de Taquara e Outras Histórias de TV de Sérgius Gonzaga. A obra de Strauss não consegui achar. É incrível, ele faleceu faz poucos dias e não há quase seu material lá. Veja a concorrência, se você entra no site da Saraiva existe uma página em homenagem a ele com vários títulos para venda (inclusive o que queria). Já o caso do Sérgius é diferente. O livro foi lançado na feira deste ano e simplesmente nenhuma banca o tinha! Fui achar ele apenas no estande da Leitura XXI que é a editora da obra.
No mais posso dizer que a LPM trouxe uma banca bem interessante porque tinha lá grande parte de suas publicações pockets. Esta lá o Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels por oito reais. Também vale lembrar os criativos marcadores de página. 
Depois dessa reflexão de uma tarde na feira devo dizer que ela está muito enfraquecida. Essa onda de repetição de obras em todas as bancas é de tirar do sério qualquer um. Sem contar que o desconto de vinte por cento é menos do que algumas livrarias de grande porte oferecem. Acho que ano que vem deverá haver uma reestruturação do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião ;)