sexta-feira, 29 de julho de 2011

Filmes que assisti em 2011: New York Stories (1989)


Histórias de Nova Iorque (PT/BR)

Um filme com três histórias distintas, cada uma dirigida por um dos grandes cineastas americanos: Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Woody Allen. A análise da obra acaba por ser feita através da divisão por capítulos, já que cada um é uma amostra distinta desta compilação.

O primeiro é Life Lessons dirigido por Scorsese. Apresenta a história de um pintor que é apaixonado por sua assistente, mas ela não quer mais saber do relacionamento e pretende largar a pintura e voltar para a sua cidade natal. Essa história é interessante com tomadas bem legais, mas tem na trilha sonora oscilando entre boa e ruim, o que atrapalha um pouco. Mas o enredo as vezes pega um tom meio brega.

Life Without Zoe é dirigido por Coppola e tem o roteiro feito em parceria com a sua filha, e futura cineasta, Sofia Coppola. Esta é disparada a obra mais chata entre as três, apresenta a história de uma garota rica e a reaproximação de seus pais. O enredo é realmente para sair um pouco da seriedade e apresenta um humor bem sutil, mas realmente não me agradou.

Terceiro e último é o Oedipus Wrecks de Woody Allen. Aqui temos o cineasta atuando com a volta do seu humor peculiar (já que estava fazendo uma sequência de dramas na época). A história de um homem que é atormentado pela sua mãe que acha que ele não deve se casar com a atual noiva. Esse daqui é o mais interessante entre os três, com as tiradas inteligentes misturadas com um pouco de crítica social.

Um comentário:

  1. Uau, três autores fodões. Conferi-lo-ei, apesar de que, a partir da crítica, não parece grande coisa.

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião ;)