sábado, 4 de junho de 2011

A Obra do Woody: Annie Hall (1977)


*Primeiro filme que assisti do Woody Allen, sendo visto em 2010.

O clássico absoluto de Woody Allen. Sempre que existe alguma referência ao cineasta, aparece Annie Hall ("Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" - PT/BR) como expoente máximo de sua filmografia. É um filme que apresenta uma história de amor simbolizando de maneira única angústias da relação a dois de uma maneira muito bem humorada. Aqui também temos uma espécie de abertura total do ponto de visto do autor perante o comportamento humano, tornando o personagem principal a reencarnação da personalidade de Allen. Com isso a película adquire todo um caráter autobiográfico.
Woody Allen apresenta uma trama que beira a processos psicanalíticos, criando diálogos, fatos e piadas que lidam com a construção da sociedade moderna. É interessante como a inteligência erudita é abordada entre os personagens, colocando falas com referências de diversas áreas do conhecimento de uma maneira quase esquizofrênica (lembrando que algumas coisas só terão graça se você já ter lido alguns bons livros).
Mas a película além de crítica apresenta uma interessante história de amor, onde Alvy Singer (Woody Allen) sente profundas angústias sobre sua relação com Annie Hall (Diane Keaton). O enredo transforma os acontecimentos entre os dois em uma comédia deliciosa de ser assistida e que encanta até o fim.

Um comentário:

  1. Ele recebeu dois Oscars por esse filme (Diretor e Roteiro Original) e esnobou-os. Tem muita personalidade.

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião ;)